segunda-feira, 25 de maio de 2009

GALO QUEBRA TABU EM NOITE DE ÉDER LUÍS! Alvinegro apronta na Ilha do Retiro e vence Sport por 3 a 2


Este domingo foi marcante para a história do Galo, a equipe alvinegra quebrou um tabu de nunca ter vencido o Sport na Ilha do Retiro e assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, depois do triunfo de 3 a 2 diante do Leão. A partida foi definida no primeiro tempo, quando o Galo vencia por 3 a 0 e dominava completamente o jogo. Na próxima rodada, o Sport viaja ao Rio para enfrentar o Botafogo e o Galo volta para BH e recebe o Santo André, no Mineirão.

O início do jogo foi no mínino surpreendente, quem esperava um Atlético encolhido e cauteloso, se enganou. Desde os primeiros minutos o alvinegro foi para cima e deixou o Sport acuado. Estava nítido que a eliminação da Libertadores para o Palmeiras, ainda abalava a equipe pernambucana, que entrou em campo completamente perdida. Nos segundos iniciais, Márcio Araújo encontrou um buraco na defesa rubro-negra, que jogava com dois zagueiros devido à lesão de Durval, e arriscou um chute forte, a bola passou rente à trave.

Aos cinco minutos, aconteceu o inevitável. Éder Luís recebeu passe de Welton Felipe, livrou-se da marcação de Hamílton, atravessou o campo inteiro, deu um lindo corte em César Lucena, driblou Igor, apareceu na frente do goleiro Magrão e chutou cruzado no canto esquerdo, fazendo um golaço! Galo 1 a 0.

Os donos da casa sentiram o gol, assimo como a torcida que ensaiou vaias aos jogadores. Os passes errados foram aumentando, a marcação ficou ainda mais fragilizada e os atleticanos souberam tirar proveito. Com apenas 10 minutos de jogo, mais um gol. Carlos Alberto, atuando como lateral, tabelou com Márcio Araújo que devolveu a bola na linha de fundo para Carlos cruzar e Éder Luís receber na pequena área batendo forte para o gol, marcando pela segunda vez na partida e ampliando a vantagem alvinegra. Galo 2 a 0.

Depois de sofrer o segundo gol, o Leão parecia finalmente ter acordado. Nelsinho Baptista, substituiu Andrade por Fumagalli e deixou a equipe mais ofensiva. Na sua primeira jogada, Fumagalli bateu falta no travessão e por pouco não diminuiu a vantagem. O Atlético parecia ter se acomodado com o placar e evitou se expor muito ao ataque, para não sofrer gols. Mas mesmo com o Galo na defensiva, o Sport não conseguia criar oportunidades para reduzir o placare ameaçar o goleiro Juninho. A falta de eficácia foi punida com mais um gol atleticano. Aos 42, Renan achou Márcio Araújo completamente livre no meio de campo, o volante abriu espaço e bateu colocado no canto esquerdo do goleiro Magrão, fazendo mais um belo gol. Galo 3 a 0.

A segunda etapa teve uma história completamente diferente. O técnico Nelsinho Baptista colocou o Weldon no lugar de Ciro, que foi anulado pela marcação atleticana. O ex-cruzeirense deu um novo ritmo ao Leão, que aos 22 segundos da etapa complementar conseguiu balançar as redes pela primeira vez. Fumagalli cruzou no primeiro pau, a zaga atleticana deu branco e deixou o atacante Wilson sendo marcado por Jonílson, que na tentativa de tirar a bola, acabou mandando contra as próprias redes, 3 a 1.

Era tudo que o Leão precisava para voltar ao jogo. A torcida passou a empurrar o time, os jogadores se empolgaram e os atleticanos começaram a sentir pela primera vez na partida a pressão da Ilha do Retiro. Então deu-se início a uma série de chances rubro-negras em apenas cinco minutos de segundo tempo. Destaque para Wilson chutou forte e obrigou Juninho a fazer defesa difícil e Weldon que apareceu frente a frente com o goleiro atleticano e mandou por cima do gol.

Depois de um certo tempo de pressão, o Galo conseguiu equilibrar a partida e acabar com o "fogo" dos pernambucanos. Nelsinho Baptista voltou a mexer na equipe, colocando Jonas, que está emprestado pelo Internacional, no lugar de Moacir, que fez uma partida muito ruim. O comandante atleticano também resolveu fazer alterações na equipe, substituiu o herói do jogo Éder Luís por Alessandro. Com pouco tempo em campo, Alessandro quase sacramentou a vitória atleticana. O atacante recebeu belíssimo cruzamento de Júnior e cabeçeou forte, mas o goleiro Magrão fez bela defesa, por muito pouco Diego Tardelli não pegou a sobra. Aliás esta foi a última jogada do artilheiro do Galo, que fez uma péssima partida, o recém-contratado Júlio César entrou no seu lugar.

Aos 39, o ex-cruzeirense Alessandro quase marcou novamente. Em um contra-ataque, o atacante recebeu lançamento de Tchô, que entrou no lugar de Júnior, invadiu a área, driblou dois zagueiros e chutou forte no travessão, por pouco Júlio César que tinha acabado de pisar no gramado não ficou com o rebote. Como diz o antigo ditado: "quem não faz, leva", estas duas oportunidades desperdiçadas que o Galo teve de sacramentar a vitória, deixaram com que o Sport continuasse vivo na partida. A resposta do Leão veio aos 45 minutos, em uma tentaviva de cruzamento da direita, a bola bateu em Jonílson, mal no jogo, sobrando para Dutra chutar forte no meio do gol, Juninho falhou e a bola passou debaixo das pernas do camisa 1 atleticano. Galo 3 a 2.

O gol de nada adiantou, pois não havia tempo para mais nada. Aliás, serviu para diminuir o saldo de gols do Galo e impedir que a equipe ficasse na vice-liderança do Brasileirão. Ainda assim, a colocação na tabela é boa, terceiro lugar com 7 pontos em nove possíveis, aproveitamento de aproximadamente 78%.

-Melhor em campo: Éder Luís (não há muito o que comentar; estava impecável nos dribles e passes; simplesmente desequilibrou o jogo e foi o grande herói atleticano.)

-Pior em campo: Jonílson (além de ter feito gol contra nos primeiros segundos do segundo tempo; falhou muito na marcação e foi o responsável por resvalar na bola que sobrou para Dutra marcar o segundo gol do Sport; não foi tão mal assim, mas dentre todos que jogaram, certamente foi o pior.)

Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: