sábado, 16 de maio de 2009

VITÓRIA DE RAÇA! Galo derrota o Grêmio por 2 a 1 e conquista os primeiros três pontos no Brasileirão


Neste sábado, mineiros e gaúchos se enfrentaram no Mineirão pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, melhor para o Clube das alterosas. Em uma noite inspirada e de muita raça, o Atlético venceu o Grêmio por 2 a 1 e conquistou seu primeiro triunfo no Brasileirão 2009. O Galo agora ocupa a vice-liderança e o tricolor gaúcho em 15º. No próximo fim de semana o alvinegro tem parada dura, enfrenta o Sport na Ilha do Retiro, já o Grêmio pega o Botafogo em Porto Alegre.
A partida teve um início muito movimentado e com as duas equipes se arriscando no ataque. Pelo fato de jogar com três zagueiros, a equipe gaúcha sofreu maior pressão do ataque atleticano que contava com Éder Luís e Diego Tardelli, que ameaçaram o gol tricolor desde os minutos iniciais. Porém o Atlético se expunha muito e dava espaço ao Grêmio, que chegava com liberdade pelo meio de campo. Por mais que as duas equipes buscassem o gol, nos primeiros minutos não houve nenhuma jogada de maior perigo, a primeira grande oportunidade foi aos 27. O lateral Thiago Feltri, arrancou com velocidade pela ponta esquerda e arriscou um chute forte no ângulo de Víctor, que fez bela defesa mandando para escanteio.
O Grêmio jogava com cautela, afinal de contas possui um sistema defensivo fortíssimo e o Atlético, com tanta sede de vencer a partida, errava muitos passes. Toda vez que a equipe gaúcha interceptava os jogadores alvinegros, valorizava a posse de bola, trabalhando com objetividade. Mas mesmo com bom toque de bola, o tricolor foi completamente envolvido pelo bom futebol do Galo, que jogava com qualidade e principalmente com muita raça. Tanto que nos minutos finais do primeiro tempo, Júnior, atuando como camisa 10, cruzou da linha de fundo para Éder Luís, que bateu forte para o gol, Diego Tardelli desviou de leve e a bola acertou o travessão. Terminavam os 45 minutos iniciais e o Galo massacrava o Grêmio, mas o placar 0 a 0.
No intervalo, Marcelo Rospide colocou Joílson no lugar de Ruy e Roth voltou com a mesma equipe. A segunda etapa teve outra história. Os jogadores gremistas voltaram para o campo com outra postura e começaram pela primeira vez no jogo a pressionar o Atlético. Aos 4 minutos, Maxi López ganhou a diputa e bola com Welton Felipe - uma das únicas vezes do jogo, pois o zagueirão estava impecável - e chutou rasteiro no canto direito de Juninho, que fez boa defesa. Pouco tempo depois, mais Grêmio, Souza apareceu livre na ponta direita, correu em direção a área e bateu forte, mas o camisa 1 atleticano agarrou firme. Aos 8, Fabio Santos cruzou para Jonas que girou e bateu em direção ao ângulo, mas a bola subiu demais.
Apenas dois minutos depois, o Galo respondeu à série de chances gremistas e por muito pouco não abriu. Diego Tardelli arrancou em velocidade, fez uma bela jogada individual e cruzou para a área, a bola desviou em Éder Luís e sobrou para Júnior, que tinha o gol aberto, mas errou o chute e mandou por cima. Thiago Feltri que tinha feito um bom primeiro tempo, estava apagado no segundo tempo, talvez pela forte marcação exercida pelo Grêmio, mas o que era seu estava guardado. Aos 30 minutos, Jonílson lançou Carlos Alberto que cruzou da direita e achou na área, ele, Thiago Feltri que bateu forte e balançou as redes gremistas. Galo 1 a 0.
A torcida transformou o Mineirão em um verdadeiro caldeirão, que durou apenas quatro minutos. O Grêmio utilizou aquilo que tem de melhor, a bola parada. Tcheco cobrou a falta na cabeça de Herrera, que completamente livre de marcação cabeçeou bonito para o fundo do gol, equalizando o placar: 1 a 1.
O empate parecia certo, mas como de costume, quando o Galo vence, ele vence no sofrimento, torturando o torcedor, que compareceu em bom público, 17.300 pagantes. Aos 47, o último minuto da partida, conbrança de falta na direita em direção a área, a bola resvala na mão de Joilson e o árbitro Wilson Luiz Seneme interpretou como intencional, assinalando penalidade máxima. Diego Tardelli, o artilheiro do Brasil isolado com 21 gols, desbancando Keirrison, Washington, Kléber, Taison ou qualquer outro, bateu com paradinha, deslocou Víctor, chutou no canto esquerdo e garantiu a vitória ao Galo. Fim de papo no gigante da Pampulha: Atlético 2 x 1 Grêmio.
-Melhor em campo: Welton Felipe (simplesmente impecável, não deixou Maxi López jogar; trabalhou muito bem, tirando todas as bolas no jogo aéreo; foi bem até quando se arriscou no ataque; sem dúvida vive o melhor momento de sua carreira.)
-Pior em campo: Leandro Almeida (futebol em queda livre; desperso durante toda a partida; era o responsável por marcar Herrera no lance do gol; ao longo da partida, perdeu algumas disputas de bola para Jonas.)
Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: