quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dos 27 jogadores contratados na era Ziza, apenas 10 permaneceram nos planos do clube


O torcedor atleticano sonhou e esperava ansiosamente por um centenário de títulos, mas a gestão administrativa de Ziza Valadares fez esse sonho virar pesadelo. A diretoria do Galo em 2008 cometeu os mesmos erros de anos passados, contratações em excesso. Foram 27 jogadores ao todo e agora no fim da temporada, apenas 10 continuam nos planos do Clube. Os demais ou tiveram contrato rescindido ou foram emprestados a outras equipes. Ou seja, o "aproveitamento" dos reforços foi de 37%.

Os 10 sobreviventes da era Ziza são: o zagueiro Nen, o lateral César Prates, os volantes Francis e Elton, os meias Gedeon e Petkovic, e os atacantes Marques, Castillo, Beto e Jael - mesmo assim muitos desses questionados pela torcida. Outros 3 jogadores também estavam à disposição, mas nem sequer fizeram um jogo com a camisa do Galo. São eles: o goleiro Sérvulo (foi afastado pelo ex-técnico do time Alexandre Gallo), o lateral-esquerdo Paulo Rodrigues (se lesionou) e o meia Danilo Rios.

A lateral esquerda e o meio-campo foram os setores mais fracos nesse ano do centenário. Um fator que aumenta o número de equívocos de Ziza Valadares, já que o maior número de contratações foram para tais posições. Em 2008, o Atlético trouxe cinco jogadores para a lateral esquerda: César Prates, Agustín Vianna, Bruno Barros, Calisto e Paulo Rodrigues. Mesmo assim, o time precisou improvisar na lateral. Para a armação das jogadas vieram Almir, Gedeon, Maurinho, Petkovic, Sidney, Souza, Danilo Rios e Lenílson. No fim das contas, a camisa 10 terminou nas mãos do ‘prata da casa’ Renan Oliveira que se destacou muito bem no fim do Brasileirão.

Em 2009, o torcedor atleticano tem alguns motivos para esperar por dias melhores, já que os dois nomes que a Massa tanto gosta estão agora trabalhando juntos: Alexandre Kalil e Émerson Leão. Os novos presidente e treinador não são adeptos dessa teoria de excesso de reforços e acreditam em um menor número de contratações, porém que sejam certeiras.
Confira a lista de jogadores contratados por Ziza:
Goleiro: Sérvulo;
Zagueiros: Nen e Ricardo Martinez;
Laterais: Amaral, Nêgo, César Prates, Mariano, Agustín Vianna, Bruno Barros, Calisto, Paulo Rodrigues;
Volantes: Francis, Elton e Thiago Carpini;
Meias: Almir, Gedeon, Maurinho, Petkovic, Sidney, Souza, Danilo Rios e Lenílson;
Atacantes: Beto, Castillo, Marcelo Nicácio, Marques e Jael

Por: Fernando Osório

Um comentário:

Anônimo disse...

Há muito tempo que isso vem acontecendo com o Atlético. São anos após anos com contratações questionáveis.
Ele tem que aproveitar a tradição do time, que são os jogadores de categoria de base.