quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sport 3 x 0 Atlético, 36ª rodada


Num jogo com poucas ambições no Campeonato Brasileiro, Sport e Atlético atuavam de forma sonolenta na Ilha do Retiro até os 37 minutos do segundo tempo. A partir daí, o Leão acordou, marcou três gols e saiu vitorioso por 3 a 0. Durval e Ciro, este com dois gols, foram os artilheiros que fizeram o Rubro-Negro pular para o 11º lugar, com 48 pontos ganhos - como ganhou a Copa do Brasil e vai disputar a Libertadores, está fora da briga para ingressar na Copa Sul-Americana. Caso diferente do Atlético Mineiro, que luta para entrar na competição mas, com o resultado ruim e o triunfo do Vitória sobre o Grêmio por 4 a 2, caiu para o 12º lugar, com 47 pontos, e ainda não tem a classificação assegurada - o Fluminense, que venceu o Internacional por 2 a 0, no Beira-Rio, o persegue, com 43 pontos.
Na 37ª rodada, a penúltima, no próximo domingo, o Leão vai ao Canindé encarar a Portuguesa, e o Galo recebe o Santos no Mineirão.
No primeiro tempo desanimador, com quase nenhuma inspiração das duas equipes, verdade seja dita: se tivesse que sair um vencedor, seria mais justo que fosse o Sport. Pelo menos, o Rubro-Negro buscou mais o gol. E a receita do Leão no início era simples: jogar pelas pontas. Logo aos dois minutos, Sidny arrancou pela direita e bateu de fora da área. Edson, bem colocado, encaixou a bola. Aos oito, o goleiro teve de se esforçar mais para não levar o gol e espalmar para escanteio. Roger, também pela direita, bateu com perigo, e a bola ainda resvalou em Leandro Almeida.
O goleiro do Atlético Mineiro já era o destaque da partida quando, aos 13, salvou outra chance do Sport, dessa vez pela esquerda. César cortou Welton Felipe e bateu cruzado para mais uma defesa de Edson. Apesar do domínio na partida, o Sport estava longe de exibir um bom futebol. Na verdade, aproveitava-se da visível apatia do Atlético, que trocava passes para os lados sem qualquer objetividade. Renan Oliveira, destaque do time no Brasileirão, só apareceu aos 25 minutos, quando tentou, sem sucesso, boa jogada com Helton pela esquerda.
Piorou a coisa para o torcedor que foi à Ilha do Retiro a partir dali. Nada mais acontecia. O Galo, cadenciado, desinteressado, nada criava. Sheslon até subia pela direita, para puxar os contra-ataques, mas era pouco acionado pelo meio-campo burocrático. Castillo e Pedro Paulo, então, nem viam a bola se aproximar.
Pelo Leão, Carlinhos Bala se deslocava como podia na frente, mas não tinha a preferência para receber a bola. Fumagalli sumiu do jogo, Fábio Gomes também. Só Sandro Goiano tentava alguma coisa. E foi ele quem acordou os torcedores que já esboçavam sono com uma bomba de fora da área, aos 37. Edson, mais uma vez, apareceu seguro no lance.
Chute a gol do Galo surgiu mesmo aos 39 minutos. Renan Oliveira tentou surpreender Magrão de fora da área, mas mandou para fora. No fim do primeiro tempo, a torcida, paciente até então, começou a vaiar. Aos 45, Márcio Goiano bateu de longe, a bola desviou em Helton e quase enganou Edson, que socou para escanteio. Depois, mais vaias.
- Foram merecidas, não estamos jogando bem mesmo - disse, com sinceridade, Sandro Goiano, por sinal o destaque rubro-negro da
primeira etapa.
Nelsinho Baptista mexeu no Sport para o segundo tempo: botou Ciro no lugar de Carlinhos Bala. E foi o atacante que, aos seis minutos, acordou a torcida do Leão na Ilha do Retiro. Pedalou pela direita e bateu cruzado, num chute que se confundiu com cruzamento mas que a torcida retribuiu pelo esforço.
Do lado alvinegro, a situação piorava. Aos 10 minutos, sozinho pela esquerda, Pedro Paulo errou a bola ao tentar cruzar, num lance dos mais bizarros do Brasileirão. E se Marcelo Oliveira trocou o lateral-esquerdo e um dos atacantes - César Prates saiu para a entrada de Raphael Aguiar e Pedro Paulo deu lugar a Beto-, Nelsinho Baptista voltou a mexer no Sport, ao trocar Fumagalli por Kássio. A substituição dividiu a torcida.
Aos 16 minutos, Sidny desperdiçou a chance de abrir o placar ao bater em cima de Edson, que mais uma vez salvou sua equipe. Mas aos 26 ele fez a melhor defesa, em belo chute de Sandro Goiano de fora da área.
O Sport voltava a pressionar quando o técnico do Galo, Marcelo Oliveira, pôs Petkovic no lugar de Castillo. De nada adiantou. Aos 37 minutos, Durval foi à frente e abriu o placar para o Leão em forte chute pela direita. A bola, no entanto, passou perto de Edson e era defensável.
O gol serviu para acordar o Leão e melhorar o jogo: aos 39, Ciro aproveitou rebote de chute de Roger e empurrou para as redes: 2 a 0 para o Sport. Aos 44, o atacante, que entrou no segundo tempo para acabar com a partida sonolenta, recebeu livre de Roger e bateu com violência para as redes, fazendo 3 a 0 e deixando o torcedor rubro-negro feliz com a vitória.

Texto: www.globo.com (editado)
Fonte e Entrevistas: www.globo.com

Nenhum comentário: