domingo, 30 de novembro de 2008

Atlético 0 x 0 Santos, 37ª rodada


Galo e Peixe travaram neste domingo (30/11) um jogo de compadre. As duas equipes nitidamente mostravam a falta de interesse dentro de campo, mesmo com o Santos necessitando somar um ponto para fugir do rebaixamento e o Galo precisando conquistar também um ponto para se classificar para a Sul-Americana. As equipes alvinegras estavam com mais medo de perder do que vontade de ganhar. Com tanta falta de interesse o resultado não poderia ser outro: 0 a 0.

O Galo começou melhor. O boliviano Castillo deu trabalho para a defesa santista. Primeiro um chute rente à trave, depois exigiu uma bela defesa de Fábio Costa e por último um bate-rebate dentro da grande área.

O Santos que estava satisfeito com o empate, só conseguiu assustar o gol de Édson no meio do primeiro tempo. Aos 30 minutos, Castillo teve mais uma oportunidade de colocar a bola nas redes com uma cabeçada que foi para fora. Aos 33, Lima que substituiu o artilheiro Kléber Pereira, teve a melhor chance do jogo. Ficou completamente livre, dentro da área do Galo, mas se enroscou com a bola e concluiu mal e o goleiro Édson fez uma bela defesa.

No fim do primeiro tempo, mais trabalho para o goleiro Fábio Costa, dessa vez o meia Élton chutou forte de fora da área para uma boa defesa do goleiro santista.

Depois do intervalo, as equipes pareciam ainda mais desanimadas para buscar o gol. A Massa atleticana que lotou o Mineirão com quase 60 mil pagantes cobrou do time e pediu a entrada do sérvio Petkovic e logo depois o pedido foi atendido. O técnico Marcelo Oliveira tirou Castillo e colocou Pet, no meu ponto de vista uma substituição errada, porque o Galo ficou sem um atacante de ofício. No lado do Peixe, o técnico Márcio Fernandes substituiu Wendel e Róbson por Pará e Adriano respectivamente.

As oportunidades de gol que raramente aconteciam, diminuíram ainda mais depois das alterações. Então os dois treinadores tentaram melhorarar suas equipes com novas substituições. No Galo, Marques saiu para a entrada de Pedro Paulo e Beto entrou no lugar de Márcio Araújo que saiu muito vaiado pela Massa, e cá pra nós, com razão. O técnico Santista tirou Molina e colocou a jovem promessa do Peixe, Tiago Luís.

Mais tentativas frustradas. As alterações não surtiram nenhum efeito em ambas equipes. E o placar terminou do mesmo jeito que havia começado: 0 a 0.

Com o empate o Galo assegurou a vaga para a Copa Sul-Americana 2009 e se manteve em 12º lugar, agora com 48 pontos. Na próxima rodada, o alvinegro mineiro poderá decidir o título Brasileiro, enfrenta o Grêmio no Olímpico, o único time que ainda pode tirar a taça das mãos do São Paulo. Já o Peixe, agora livre de rebaixamento, recebe o Náutico na Vila Belmiro e briga por uma vaga na Sul-Americana. Aliás, matematicamente o Santos não está livre de rebaixamento, basta o Atlético Paraguaiense vencer o Flamengo em Curitiba e o Figueirense golear o Internacional por uma pequena diferença de 17 gols, rsrs...

Nenhum comentário: