segunda-feira, 1 de junho de 2009

DECEPÇÃO NO MINEIRÃO, Galo empata sem gols com o Santo André e sái do G-4


A noite de sábado no Mineirão foi de frustração para o torcedor atleticano. A Massa que compareceu em bom número, cerca de 25 mil pagantes, viu o Galo empatar sem gols, com um jogador a mais, contra o Santo André Se tivesse vencido a equipe do ABC paulista, o Galo teria assumido a liderança provisória do Brasileirão. Com o resultado, o alvinegro deixa o G-4 e cái para o quinto lugar, na próxima rodada enfrenta o Atlético Paranaense na Arena da Baixada.

Antes do jogo, o clima era de muita festa e alegria na torcida atleticana, a sequência de vitórias e a boa colocação no brasileirão (3º lugar) empolgaram o torcedor, que acreditava na vitória certa ao enfrentar uma equipe considerada pequena como o Santo André. Não foi isso que aconteceu.

Os jogadores atleticanos, embalados pelos cantos da torcida, tiveram um início fulminante e atacavam os paulistas com tudo. As jogadas velozes de Éder Luís, deixaram o lateral Gustavo Nery perdido, promovendo um maior perigo ao gol dos visitantes por este setor do campo. Tanto que aos 11 minutos, o lateral direito improvisado Carlos Alberto apareceu livre, correu em direção a área, ao invés de tocar prefeiriu chutar forte mas acabou isolando a bola. Poucos minutos depois, o atacante Éder Luís voltou a levar perigo quando recebeu cruzamento de Thiago Feltri, porém o chute saiu errado e a bola foi para fora.

A marcação do Ramalhão era muito forte, o time paulista parecia conhecer muito bem o Galo e saber como e onde anular os pontos fortes da equipe atleticana. Mas por dar prioridade ao setor defensivo, o Santo André não teve nenhuma uma chance em todo o primeiro tempo, a jogada de maior perigo foi um cruzamento de Pablo Escobar para Nunes que apenas resvalou na bola.

A falta de pontaria das duas equipes, fizeram com que os goleiros praticamente fosse esquecidos em campo e obrigaram os jogadores a tocar mais a bola. O Galo tinha a maior posse, por ser o time mais técnico, mas ainda assim não conseguiu levar perigo ao gol de Neneca.

Depois de um primeiro tempo muito monótono, a segunda etapa foi mais movimentada. Já aos 7 minutos, o experiente Marcelinho Carioca agiu como um novato e prejudicou sua equipe ao receber cartão vermelho direto depois de dar um carrinho violentíssimo e desonesto em Thiago Feltri. A Massa explodiu e percebeu que essa era a hora de empurrar ainda mais a equipe e buscar os três pontos que garantiriam ao Galo a liderança provisória.

A noite era tão ruim para o alvinegro, que nem com um jogador a mais a equipe conseguiu abrir o placar. Ainda mais quando o técnico do Santo André, Sérgio Guedes, substituiu o atacante Antônio Flávio pelo volante Dionísio e fechou ainda mais o meio campo, que já era praticamente impenetrável. O comandante Celso Roth também resolveu mexer na equipe e deixar o Galo mais ofensivo aproveitando da expulsão de Marcelinho, colocando um lateral direito de ofício, Élder Granja no lugar de Jonílson e sacou Carlos Alberto para a entrada de Evandro, que fez sua estreia. Roth mudou o ataque também, promovendo a entrada de Alessandro no lugar de Éder Luís.

Mas nem toda esta força atleticana conseguia combater a muralha azul que fazia o Santo André, ainda por cima, quando o Galo ia para o ataque deixava espaço no meio de campo e permitia que a equipe paulista chegasse com mais facilidade ao ataque. Aos 33 minutos, Júnior Dutra penetrou em velocidade pela ponta esquerda e chutou cruzado para a defesa do novo goleiro Aranha, que defendeu mais uma bola difícil depois do chute de Nunes.

Daí em diante foram só tentivas irrelevantes de cruzamento do Galo e insucesso nas finalizações. O Ramalhão também mal chegava ao gol adversário e só avançava nos contra-ataques. Com esta incompetência mútua, o resultado final não poderia ser outro: 0 a 0.
-Melhor em campo: Thiago Feltri (batalhou os 90 minutos; muitas jogadas que possibilitaram ataques perigosos; belos dribles e ainda por cima provocou a expulsão mais do que justa de Marcelinho Carioca.)
-Pior em campo: Jonílson (errou muitos passes e pecou na marcação; tomou um cartão amarelo, sendo que deveria ter sido expulso; no segundo tempo ficou perdido e acabou justamente substituído por Élder Granja.)

Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: