quarta-feira, 3 de junho de 2009

Reformas para a Copa obrigam Galo a jogar fora de BH no 1º semestre de 2010


Anunciada como uma das cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014, Belo Horizonte passará por várias reformas para ter condições de receber um evento de tal grandiosidade. O Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, entrará em obras a partir do fim do Brasileirão deste ano até dezembro de 2012 e à princípio o substituto do gigante da Pampulha seria o Independência que sediaria jogos de Atlético, América e Cruzeiro. Mas, como o estádio do Horto também passará por obras, no primeiro semestre de 2010, as equipes da capital serão obrigadas a realizar seus jogos longe de Belo Horizonte, tendo que atuar em Sete Lagoas. O Estádio Joaquim Henrique Nogueira, mais conhecido como Arena do Jacaré, casa do Democrata de Sete Lagoas, que tem capacidade para cerca de 23 mil pessoas, será o palco das partidas de Galo, Raposa e Coelho.

O Mineirão vai sofrer uma ampliação na capacidade de 64.800 para 69.975 pessoas, 6 mil novas vagas de estacionamento serão criadas, as arquibancadas serão completamente cobertas, o gramado será rebaixado em cerca de 3,5 metros e as instalações para a imprensa, jogadores e árbitros serão melhoradas, seguindo as exigências da Fifa. O projeto de engenharia e de arquitetura foram elaborados por Gustavo Penna, que ainda acredita na construção de outros empreendimentos no entorno do estádio e ainda por cima a ligação com o Mineirinho, provavelmente por um vão subterrâneo.

A Fifa estipulou 31 de dezembro deste ano como o prazo máximo para o início das obras da Copa do Mundo de 2014. Os investimentos foram reduzidos por causa desta grande crise econômica mundial, mas o governador Aécio Neves garante um teto para a participação do Estado, caso não haja a parceria de empresas privadas.

Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: