domingo, 1 de março de 2009

Atlético 4 x 0 Uberlândia, 7ª rodada


O Atlético do técnico Émerson Leão, experimentou um novo esquema tático neste sábado, com três atacantes. E mais uma vez, o grande treinador alvinegro acertou! O destaque, diante da fragilidade demonstrada pelo Uberlândia, foi quem atuou mais recuado: Éder Luís. Ele marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 4 a 0 no Mineirão, diante de um público de 26 mil presentes.


Diego Tardelli, que marcou pela oitava vez no Campeonato Mineiro, e Márcio Araújo completaram o placar e levaram o time à vice-liderança provisória. O Ituiutaba, que encara o Cruzeiro no domingo, ainda pode ultrapassar os atleticanos nesta rodada.

O esquema com três atacantes foi facilitado pela movimentação de Éder Luís e Diego Tardelli, que normalmente já se revezam entre o ataque e o meio-campo para armar jogadas para o companheiro. Kléber, que durante a semana avisou que poderia ser o "atacante paradão" que o técnico Emerson Leão tanto queria, não foi bem.

A partida começou muito fácil para o Galo, que se manteve no ataque nos primeiros dez minutos e encontrou uma marcação perdida. Mesmo com três atacantes, o time abriu o placar com um volante. Márcio Araújo fez boa jogada individual pela esquerda, driblando Derlan, e chutou praticamente prensado com Pepa. A bola encobriu o goleiro Paulo César e foi para a rede.


Logo depois, Tardelli deixou Éder Luís de frente para o gol, mas o chute saiu em cima do goleiro. Aos nove minutos, o presente foi retribuído. Éder Luís recebeu lançamento e ajeitou com estilo para Tardelli chutar de fora da área, com força, no canto esquerdo de Paulo César: 2 a 0.

Desesperado com a falta de marcação do Uberlândia, o técnico Wellington Fajardo resolveu fazer duas substituições no meio-campo aos 20 minutos. A essa altura, no entanto, o jogo já não estava a mesma moleza para o Galo. Daí em diante, os visitantes melhoraram, tanto defensiva quanto ofensivamente. Aos 27, o goleiro Juninho foi obrigado a fazer difícil defesa, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança, ele saiu mal do gol, dando um susto na torcida.

A melhor chance do Atlético até o fim do primeiro tempo veio num bom passe de Éder Luís para Marcos Rocha. O chute do lateral saiu forte, mas no meio do gol. O Galo iniciou a segunda etapa com velocidade, trocando passes de primeira. E foi assim que fez 3 a 0 logo aos três minutos. Marcos Rocha lançou Éder Luís, que, cara a cara com o goleiro, soltou uma bomba.

Apagado em campo, o garoto Kléber teve a sua oportunidade aos 12 minutos. Ele cortou um adversário e chutou rasteiro em cima de Paulo César. Sete minutos depois, o jogador de 18 anos deu lugar a outra promessa das divisões de base, Chiquinho.

E quem mostrou mais vontade no restante da partida foi justamente o garoto, na primeira vez em que foi relacionado. Contando com a boa vontade da torcida, movimentou-se no meio-campo e no ataque, arriscando algumas conclusões.

O quarto gol saiu aos 39 minutos. O veterano Júnior, que sofrera na marcação ao lateral Ley durante o jogo, deu dois cortes no adversário e cruzou na cabeça de Éder Luís, que fez o seu segundo na partida e o quinto na competição. Fim de papo no Gigante da Pampulha, goleada do Galo: 4 a 0.


O Atlético volta a entrar em campo no domingo (dia 8 de março) para enfrentar o Democrata fora de casa, às 16h. O Uberlândia recebe o Rio Branco no mesmo dia, mas às 10h.

Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: