sexta-feira, 31 de julho de 2009

QUE GALO É ESSE?; Com atuação pífia, alvinegro sai na frente no Maracanã mas permite virada do Flamengo e perde a liderança


Na noite desta quinta-feira, o Maracanã recebeu um dos maiores clássicos do Brasil, Atlético e Flamengo se enfrentaram as 21h pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo, que liderou durante a maior parte da competição perdeu a ponta da tabela para o Palmeiras após ser derrotado de virada por 3 a 1 para o Urubu. Com a vitória, o rubro-negro sobe para sétimo lugar e o alvinegro agora é o segundo.

Em uma batalha do imperador Adriano contra o matador Diego Tardelli, melhor para...nenhum dos dois, os goleadores passaram em branco e deram oportunidade para que seus companheiros aparecessem. Do lado flamenguista Léo Moura, Kléberson e Éverton marcaram e no lado atleticano Éder Luís balançou as redes.

A partida teve um início surpreendente para aqueles que esperavam um Galo cauteloso e recuado. O time mineiro começou muito bem o jogo e logo aos 3 minutos abriu o placar no Maracanã. Os zagueiros Aírton e Ronaldo Angelim bateram cabeça, o volante Serginho roubou a bola e cruzou para Éder chutar no canto e colocar o alvinegro na frente.

Mesmo estando vencendo o jogo, o Galo não conseguiu controlar o resultado e começou a se apavorar e entrar no desespero do Flamengo. Múltiplos erros de passe permitiram que a equipe carioca chegasse com perigo cada vez mais e assustasse o gol de Aranha. Aos 20 com Émerson e aos 23 com Léo Moura. A pressão aumentou tanto que o gol flamenguista era iminente. Com 36 minutos, o mesmo Léo Moura recebeu passe de Toró, invadiu a área atleticana pela direita e chutou cruzado, a bola passou nas mãos do goleiro Aranha que não segurou.

Os 27 mil rubro-negros que estavam no Maracanã mal comemoraram um gol e já estava saindo outro. O lateral Éverton realizou jogada muito similar a de Léo Moura só que pela ponta esquerda, ganhou na corrida de Márcio Araújo e tocou para Kléberson, que chutou no canto direito e virou o jogo para o Flamengo.

Ainda no fim do primeiro tempo o Galo teve chance de empatar a partida, o lateral Thiago Feltri, que mais uma vez fez uma péssima partida, avançou em velocidade a área adversária pela esquerda e chutou torto levando perigo ao gol de Bruno.

Para a segunda etapa o técnico Celso Roth tentou melhorar a equipe, colocou Evandro no lugar de Júnior, que não foi bem no primeiro tempo e substituiu Serginho, que vinha fazendo um bom jogo pelo lateral Marcos Rocha. As alterações pareceram ter surtido efeito e o Galo começou o segundo tempo com uma postura mais ofensiva. Logo aos dois minutos, por pouco Werley não empatou a partida, o zagueiro cabeceou rente ao travessão depois da cobrança de uma falta.

Porém o alvinegro voltou a errar passes e a jogar mal cedendo mais por fim mais um gol ao Flamengo. Aos 14 minutos, Welton Felipe errou passe no meio de campo, Éverton partiu em velocidade pela ponta esquerda passou a bola para Adriano, em posição duvidosa, que devolveu para o lateral mandar para o fundo da rede e ampliar o placar: 3 a 1 Flamengo.

Daí em diante o jogo caiu de produção, o rubro-negro passou a ser mais cauteloso e raramente atacava o Galo, que não conseguia penetrar na forte marcação do Urubu. Se a situação atleticana já era ruim, piorou. O volante Márcio Araújo sentiu uma lesão na coxa esquerda de foi substituido por Pedro Paulo, que não jogava desde a pré-temporada em janeiro.

O alvinegro era pouco objetivo, passes sem endereço, chuveirinhos na área, nada que assustasse o Flamengo. Porém, aos 34 um lance duvidoso: o artilheiro do Brasil Diego Tardelli penetrou com facilidade na área adversária e foi desarmado brutamente por Willians e Everton, o árbitro Leonardo Gaciba nada marcou. Minutos depois Éder Luís partiu em direção ao gol com velocidade e foi derrubado na meia-lua por Ronaldo Angelim, que era o último homem, mas o excelente Gaciba aplicou somente o cartão amarelo. Evandro cobrou a falta e a bola tirou tinta da trave.

Nos instantes finais o Galo deve duas chances, que seriam suficientes para empatar o jogo. Aos 37, Tardelli tocou para Éder que invadiu a área e chutou forte no canto direito do goleiro Bruno, que fez ótima defesa. Nos 43 minutos, Pedro Paulo, que teve atuação fraca, partiu em velocidade, chegou a driblar o arqueiro flamenguista e chutou na trave. Fim de papo no Maracanã, Urubu três, Galo agora vice-líder, um.

-Melhor em campo: RENAN (apesar de não ter ido tão bem assim; foi eficiente nos desarmes; ajudou em vários contra-ataques; no meio de campo foi o que errou menos passes; ultimamente vem fazendo bons jogos.)

-Pior em campo: WELTON FELIPE (muito mal; preocupou-se em marcar Adriano muito bem, esquecendo dos demais jogadores; foi crucial no terceiro gol do Flamengo ao errar um passe no meio de campo; precisa parar de inventar e jogar o "arroz com feijão".)

Por: Fernando Osório

Nenhum comentário: