O dia foi perfeito para o Atlético. Galo e Coxa se enfrentariam pelo Campeonato Brasileiro e o torcedor ainda pôde curtir a final da Taça BH entre Galinho e Internacional como preeliminar. Resultado: vitória sofrida tanto no profissional quanto no júnior. O Galinho venceu o colorado por 1 a 0 com gol de Wendel e levantou mais uma vez o troféu da Taça BH de Futebol Júnior.
Agora, falando do futebol profissional, o Galo venceu o Coritiba por 3 a 2 em uma partida dificílima. Depois de sair na frente por 2 a 0, o alvinegro cedeu o empate ao Coxa mas aos 43 minutos da etapa final, brilhou a estrela do garoto Renan Oliveira que tinha acabado de substituir Éder Luís e fez o gol da vitória. Com os três pontos, o Galo chega a 31, permanece na vice-liderança e tem a oportunidade de retomar a ponta do campeonato no dia 12 de agosto quando enfrenta o Palmeiras, atual líder do Brasileirão, no Mineirão. Já a equipe paranaense fica em 16º lugar, na beira da zona de rebaixamento com apenas 16 pontos conquistados.
O início de jogo foi surpreendente, o Coritiba começou com tudo e por pouco não abriu o placar logo aos 3 minutos. Marcelinho Paraíba fez belo lançamento para Jaílton, que passou nas costas de Thiago Feltri e chutou no gol para uma bela defesa de Aranha. Pouco tempo depois, o Coxa voltou a levar perigo, Marcos Aurélio chutou forte de fora da área e o goleirão atleticano fez nova defesa.
Demorou, mas o Galo acordou no jogo. Em apenas um lance o alvinegro teve três oportunidades de gol. Aos 11 minutos o artilheiro Diego Tardelli cruzou para Éder Luís, que ajeitou para Carlos Alberto, o volante chutou forte e goleirão Édson Bastos defendeu, no rebote a bola sobrou para Thiago Feltri que chutou na trave. Na continuidade da jogada, Evandro cabeceou e o zagueiro do Coritiba tirou em cima da linha. O gol atleticano era iminente.
Aos 14 minutos, Éder Luís sofreu falta. Evandro bateu e cruzou com perfeição na cabeça de Jonílson que mandou pro fundo das redes. Galo 1 a 0. O Coxa se abateu com o gol e ficou perdido em campo. Um minuto depois, Renan cruzou, a bola atravessou a área e sobrou para Thiago Feltri que levantou para o matador Diego Tardelli cabecear para o fundo das redes, ampliando a vantagem atleticana.
Parecia que ia virar goleada, mas a partida tomou um rumo inesperado. O Coritiba teve três escanteios consecutivos e no quarto não teve jeito. Marcelinho Paraíba cobrou na cabeça de Demerson que mandou para o fundo das redes atleticanas e colocou a equipe paranaense de volta ao jogo. Daí em diante o Coxa cresceu no jogo e começou a se arriscar cada vez mais no ataque, tanto que por muito pouco não chegou ao empate ainda na etapa inicial. Aos 36 minutos, o atacante Marcos Aurélio recebeu lançamento e chutou de primeira no contra-pé do goleiro Aranha que fez uma defesa espetacular garantindo a vitória parcial do Galo.
O técnico Celso Roth promoveu mudanças na equipe para a segunda etapa. Evandro foi substituído pelo veterano Júnior, que entrou inspirado. Com poucos segundos em campo, o meia cobrou uma falta na diagonal que desviou na defesa e por pouco não entrou. Logo em seguida, Tardelli ajeitou a bola na meia lua e Júnior chutou com perfeição, mas o goleiro Édson Bastos fez ótima defesa.
O Galo passou a controlar a partida e ditar o ritmo de jogo. Inspirado, Júnior fez excelente jogada e cruzou para Welton Felipe, que estava se arriscando no ataque, o zagueirãlo chutou forte e Édson Bastos realizou nova defesa. Os dois voltaram a fazer jogada juntos poucos minutos depois, Júnior fez lançamento perfeito para Welton, que ficou cara a cara com Bastos e chutou forte, mas o goleiro estava realmente inspirado e impediu o gol que consagraria o zagueirão, que fez bela partida.
As duas equipes realizaram alterações, Renê Simões colocou Guaru, Pedro Ken e Leozinho no lugar de Carlinhos Paraíba, Dirceu e Bruno Batata, respectivamente. Enquanto Celso Roth sacou Thiago Feltri, muito mal no jogo e colocou Wellinton Saci. Os atleticanos perdiam gols e mais gols, não conseguindo matar o jogo. Como já reza a lenda, quem não faz leva. Aos 36 minutos, o setor direito do Galo falhou na marcação e deixou o atacante Leozinho que tinha acabado de entrar sozinho na área, o jogador partiu em velocidade e tocou para o fundo das redes na saída do goleiro Aranha. Tudo igual no Mineirão Galo 2 x 2 Coxa.
Pouco antes do empate do Coritiba, o jovem Renan Oliveira havia substituido Éder Luís, apagado durante toda a partida. Então brilhou a estrela do garoto. Aos 41 minutos da etapa final, Wellinton Saci partiu em velocidade pela ponta esquerda, ganhou do marcador e cruzou para Renan, o camisa 10 driblou o zagueiro e bateu forte no ângulo de Édson Bastos, que desta vez não conesgui impedir o gol atleticano. Galo 3 a 2.
Os minutos finais duraram uma eternidade para o torcedor, mas tudo terminou bem no Mineirão. Nona vitória do Atlético no Campeonato Brasileiro e vice-liderança assegurada. Os jogadores agora terão dez dias para trabalhar, já que o jogo do meio da semana contra o Internacional no Beira Rio foi adiado para o mês de setembro,porqie o Colorado viajou ao Japão para disputar a Copa Suruga Bank e enfrentar a equipe do Oita Trinita. Assim, o próximo compromisso atleticano é o Verdão no dia 12 de agosto.
-Melhor em campo: JONÍLSON (além de fazer o primeiro gol da vitória, foi muito bem na marcação; desarmou muito e afastou várias bolas da área; fez ótima cobertura da defesa).
-Pior em campo: ÉDER LUÍS (seu futebol está em queda livre; não conseguiu concluir sequer uma jogada; simplismente péssimo).
Por: Fernando Osório
Nenhum comentário:
Postar um comentário